Ovação de contêiner: importância do procedimento técnico da NR 11

A ovação do contêiner trata de cuidar de todo o transporte de determinada mercadoria para que ela chegue ao destino com a máxima eficiência. Para isso, deve-se tomar cuidado com alguns aspectos importantes como a norma NR 11 e outras regulamentações.

 Mas, o que ela aborda e qual a relevância de seguir essas técnicas na sua empresa? É sobre isso que o PR Engenharia vai abordar no artigo de hoje!

O que é a norma regulamentadora 11?

A ovação de contêiner e armazenamentos são atividades constantes presentes em uma obra. Portanto, é necessário garantir que o processo seja realizado de forma segura através de algumas normas específicas como é o caso da  NR 11.

Elas são responsáveis por dispor de medidas de segurança para as atividades realizadas com esse tipo de transporte. O objetivo é diminuir os níveis de acidentes que ocorrem com os colaboradores que fazem serviços relacionados ao peso, maquinário e construção.

Vale dizer que todos os itens utilizados devem trazer consigo certificados de segurança juntamente com as garantias necessárias. Dessa forma, é importante que todos estejam conservados adequadamente e com boas situações para o trabalho.

Mais segurança para realizar a ovação do contêiner

Com todos os equipamentos seguindo as rígidas regras da norma regulamentadora 11, é possível evitar inúmeros acidentes durante os processos. Como consequência, o colaborador tende a ficar ainda mais seguro em seu cargo, juntamente com maior disposição para o trabalho.

Ovação de contêiner: importância do procedimento técnico da NR 11

Aumento da produtividade

Com um ambiente seguro que possui bons equipamentos e profissionais, é possível aumentar a produtividade consideravelmente. Como consequência, trazer mais lucros para a empresa.

Os gastos tendem a diminuir pelo fato de não precisar pagar médicos ou processos em caso de acidente no trabalho, já que isso é de responsabilidade da empresa e não do contratado.

Como aplicar a NR 11 na empresa que trabalha com ovação de contêiner?

É obrigatório que os colaboradores estejam capacitados para trabalhar conforme as regras exigidas. Para isso, é necessário que a empresa forneça um curso sobre normas de seguranças que é dividido em 3 módulos divergentes separados entre começo, meio e fim:

  • 1º Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho – carga horária de 16 horas;
  • 2º Estudo do conteúdo da NR 11 – carga horária de 4 horas;
  • 3º Segurança na operação – carga horária de 16 horas.

Além disso, deve ser elaborado por um profissional técnico especializado em segurança do trabalho, um procedimento técnico e regulatório para a ovação de contêiner, aplicando em conjunto um treinamento (teórico e prático) específico para esta atividade.

Algumas empresas podem evitar de abordar sobre esse assunto e é justamente por isso que muitos acidentes de trabalho ocorrem. Além desta pequena carga horária, dependendo do grau de serviço a ser realizado, também deve-se abordar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Toda essa capacitação é responsabilidade do empregador, assim como o fornecimento de EPI’s. É uma obrigação prevista pela lei  6.7.1 da norma regulamentadora nº 06.  Vale ressaltar que esse tipo de trabalho deve ser ofertado apenas para maiores de 18 anos, salvo na condição de estar servindo como menor aprendiz.

E então, o que achou do nosso artigo? Não esqueça de ler mais sobre nossas notícias!

2021-01-13T10:58:59+00:00janeiro 13th, 2021|Notícias|